Aterosclerose Coronária é uma doença que acomete o calibre interno das artérias coronárias. Normalmente vai ocorrendo uma deposição progressiva de gordura na parede da artéria , diminuindo o diâmetro interno do vaso e conseqüentemente ,  o fluxo de sangue que irriga o músculo cardíaco.
Quando o calibre do vaso fica estreitado em uma porcentagem maior que 70% a pessoa pode apresentar dor no peito que é   a chamada "angina pectoris".
Há vários métodos que podem detectar a falta de irrigação adequada no coração, porém até hoje , o único exame que mostra a anatomia das coronárias em toda sua extensão analisando o calibre, o tamanho, o grau de comprometimento  e o tipo de lesão é a coronariografia.

INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
No Infarto Agudo do Miocárdio ocorre , na maioria das vezes, uma oclusão total de uma coronária ocasionando uma diminuição abrupta de sangue para a região do músculo cardíaco irrigada por este vaso , com perda progressiva das células cardíacas. Esta morte das células se completa de 6 a  12 horas após o início do Infarto. Este fato é importante quando se quer recanalizar (abrir novamente) a artéria ocluída , pois, quanto mais precoce isso ocorre maior é a recuperação do músculo cardíaco.
Há vários anos tratamos o Infarto Agudo do Miocárdio com a "Recanalização Mecânica" e "Angioplastia Coronária". Contamos atualmente com mais de 1000 procedimentos onde realizou-se este desentupimento apresentando uma diminuição expressiva da mortalidade quando comparado com o tratamento clínico habitual.
Implantamos há muitos anos um atendimento comunitário , onde uma vez detectado o Infarto Agudo do Miocárdio realiza-se de imediato a Angioplastia inclusive com o implante de "Stent" coronário. Mantemos diuturnamente, durante todo o ano, uma equipe de médicos especializados neste atendimento independente da gravidade do quadro. Isto nos permitiu ter uma das maiores experiências médica nesta área o que trouxe para o Centro de Diagnose Cardiovascular (CDCV) da Santa Casa de Misericórdia um reconhecimento e referencial na cardiologia mundial.


Arteria Normal Arteria Estreitada

Artéria com Oclusão Parcial Artéria com Oclusão Total