O processo de aterosclerose é progressivo e por vezes de difícil controle, todos os tratamentos para a obstrução coronária são paliativos uma vez que não se corrige a doença básica (Aterosclerose). O seu controle dos Fatores de Risco e a readaptação à hábitos saudáveis é fundamental para o controle da doença. Tenha sempre isso em mente.
Se alguma coisa que você tenha lido suscitou dúvidas com relação ao procedimento, este é o momento de discuti-las com o seu médico. Lembre que milhares de pessoas foram submetidas à Angioplastia com ou sem implante de "Stent" e estão levando vidas ativas e de plenitude, como resultado.

SUAS CAUSAS
A doença das artérias coronárias é causada pelo acúmulo ou depósito de substâncias gordurosas, como o colesterol, nos vasos sanguíneos. No ponto onde elas se acumulam, o revestimento interno engrossa, o vaso sanguíneo estreita-se e o fluxo sanguíneo fica mais lento. Estes acúmulos de gordura são muitas vezes, chamada de placas ou lesões.

SEUS EFEITOS
O coração é um músculo. Para que funcione de forma eficaz, ele necessita de um suprimento constante de oxigênio e sangue rico em nutrientes. Duas artérias principais e uma rede de vasos que cobrem a superfície do coração transportam o suprimento de sangue. Caso estas artérias coronárias sejam parcialmente obstruídas por depósitos gordurosos, o coração não receberá suficiente sangue oxigenado. E quando o estresse físico ou psicológico cria uma necessidade de receber ainda mais oxigênio e nutrientes, o músculo do coração torna-se incapaz de responder a esta demanda. Este é o ponto no qual você provavelmente sentirá a angina, ou dor no peito - e se a condição não for tratada , um infarto do miocárdio ou ataque cardíaco pode vir a seguir.

COMO OBTER UM DIAGNÓSTICO
Eletrocardiograma de exercício : uma das formas mais comuns de teste de diagnóstico é o Eletrocardiograma de Exercício ou Teste de Estresse. Durante exercícios controlados rigorosamente, as mudanças na atividade elétrica de seu coração serão cuidadosamente monitoradas. Em caso de quaisquer anormalidades, o seu médico provavelmente recomendará testes suplementares.
Lembre-se, quanto antes for obtido um diagnóstico, mais rapidamente será iniciado seu tratamento.
Angiografia coronária: antes de se obter um diagnóstico final, você poderá ser submetido a uma coronariografia. Neste procedimento um corante especial é injetado nas artérias coronárias, com anestesia local, e são obtidas imagens pelo Raio X , mostrando as artérias e a presença de qualquer estreitamento ou obstrução.

FATORES DE RISCO
Qualquer um dos seguintes fatores de risco pode aumentar suas chances de desenvolver a doença das artérias coronárias:
DIABETES
FUMO
OBESIDADE
PRESSÂO ALTA
ANTECEDENTES DE DOENÇA NA FAMÍLIA
FALTA DE EXERCÍCIO FÍSICO
ESTRESSE

AS OPÇÕES
Tão logo seja feito o diagnóstico de doença coronária, o seu médico recomendará a forma mais apropriada de tratamento. Se uma terapêutica exclusivamente medicamentosa, cirurgia de revascularização miocárdica com ponte de safena ou mamária ou ainda Angioplastia Coronária com ou sem implante de "Stent" coronário.